Liberação Miofascial

Olá meninas,

Vocês já ouviram falar em liberação miofascial?

Em um dos meus últimos treinos – postei aqui –  quando senti que ia travar as pernas, utilizei este método incrível, que serve para aliviar as dores na musculatura. Para quem não conhecia ou até pra quem já ouviu falar, neste post irei contar um pouco sobre o que é a liberação miofascial, como ela funciona no nosso corpo e a sua importância.

2016-02-04 09.59.40

Aqui o “rolo de pizza” utilizado na liberação miofascial.

Utilizado como método para prevenir lesões corporais e aliviar dores na musculação, a liberação miofascial é uma grande “sacada” para quem faz treinos intensos ou possui alguma inflamação nos músculos.

Normalmente é através de um bastão, mais conhecido como “rolo de pizza”, que se aplica pressão nas regiões onde as fáscias (lâminas de tecido conjuntivo que revestem os músculos e as fibras localizadas dentro dos músculos) estão tensionadas. O nome miofascial, portanto, vem da palavra mio = músculo e fascial = tecido conjuntivo.

Vocês devem estar se perguntando: o quão importante é para quem treina fazer esta liberação miofascial? Bom, como falei aqui em cima, as fáscias envolvem nossos músculos, e quando realizamos um treino intenso onde forçamos um pouco mais nossa musculatura, por exemplo, elas podem ocasionar uma pressão de até 140 kg por centímetro quadrado, provocando dores musculares que acabam limitando nossos movimentos em um próximo treino ou atividade física.

Já a liberação miofascial funciona da seguinte forma: quando pressionamos o bastão nos pontos em que nossa musculatura está dolorida, ou seja, no local onde a fáscia está alterada, a liberação miofascial funciona como um alongamento dessa fáscia, responsável por retirar toda aquela pressão de 140 kg por centímetro quadrado da musculatura e, portanto, desaparecer com a dor no local.

E aí, gostaram desse tratamento? Muita calma nessa hora! Não vão passando o “rolo de pizza” por todo o corpo, pois é muito importante vocês procurarem um terapeuta físico, um quiropraxista ou até um personal trainer, pra que eles sim incorporem na rotina de exercícios físicos de vocês a liberação miofascial.

Beijos e bom treino a todos!

Arine Pellegrini

One Comment

Deixe uma resposta