Olá, pessoal, como vão?
Nessa semana resolvi trazer um assunto em que muitos têm dúvida. Cada vez mais as pessoas buscam corpo e organismos saudáveis, consultando profissionais da saúde para não fazer a coisa errada. A maioria busca um nutrólogo ou um nutricionista, e ambos corrigem a os desequilíbrios nutricionais e a reeducação alimentar. Além disso também ensinam ao paciente a se alimentar corretamente, verificam deficiências e excessos nutricionais de cada um.
Muitas pessoas dizem que vão a uma consulta com nutricionista que na verdade é um nutrólogo, e vice-versa. Existe uma grande diferença entre os dois, sabiam?
Um nutricionista não estuda o mesmo que um nutrólogo e não exerce a mesma função dentro dos consultórios. Aqui abaixo separei as diferenças para vocês terem a certeza de com qual médico estará consultando.
Um nutrólogo se gradua em medicina (faz faculdade de medicina) e se especializa em nutrologia, ou seja, a diferença já começa na universidade. Ele estuda alterações metabólicas, investiga doenças relacionadas à falta ou excesso de nutrientes, pode prescrever medicação em caso de necessidade e pode prescrever suplementação vitamínica.
O nutricionista se gradua em nutrição. Ele prescreve dieta e plano alimentar, solicita exames para identificar a falta de nutrientes ou vitaminas, pode prescrever suplementação, indica o paciente para um médico especialista, se necessário.
Eu, particularmente até hoje só fui em nutricionistas. A minha é a Cristina Trovó, ela segue a linha da nutrição funcional.
Compreenderam? Quando for procurar um profissional, sempre se atente a essas dicas para saber qual deles você realmente necessita.
Beijos.