Oii pessoal,
Hoje estamos nos despedindo de 2015 e naturalmente pensando no que fazer nessa virada do ano para entrar em 2016 (está madrugada!) com o pé direito. Vestir branco? Comer lentilhas? Pular as setes ondas? E aí, o que vocês pretendem fazer para atrair boas energias para o ano que se aproxima?
Separamos algumas superstições para inspirar vocês:
Roupa branca – muitas pessoas já cultivam a tradição de passar a virada do ano com roupas brancas. Segundo a história, é um hábito que se incorporou à cultura brasileira recentemente, trazido pelas religiões africanas. Nesse caso, vestir-se de branco é estar em busca de luz, pureza, bondade.
Comer lentilhas – a origem dessa superstição é italiana. De acordo com a história, comer lentilhas na virada do ano assegura que haverá fartura à mesa o ano inteiro.
Uma nota de dinheiro dentro do sapato – essa ideia veio dos orientais que dizem que as energias entram no nosso corpo pelos pés e por isso acredita-se que colocar uma nota de dinheiro dentro do sapato atrairia muitas riquezas.Pular as sete ondas – essa superstição é baseada na filosofia dos gregos que diz que o mar possui um poder espiritual capaz de renovar nossas energias. Curiosamente, foram os africanos que trouxeram essa superstição para o Brasil. Segundo eles, quando pulamos as ondas invocamos a Iemanjá que dará forças para passar pelas dificuldades que virão com o próximo ano.
Presentear a Iemanjá – dar presentes a Iemanjá na virada do ano significa que a gente quer que todos os problemas sejam levados ao fundo do mar e devolvidos sob forma de ondas, que simbolizam sorte.
Roupa íntima nova – seja calcinha ou cueca, na virada do ano, roupa íntima tem que ser nova e dada por alguém, para dar sorte no amor.
Banho de sal grosso – o sal é considerado um cristal e portanto acredita-se que possua a capacidade de reter energias negativas. Por isso, muitas pessoas na virada do ano novo tomam banho de sal grosso para eliminar toda a negatividade do corpo e entrar no novo ano purificadas.
Comer romãs – a romã é uma fruta associada por muitas culturas à prosperidade, fartura e fertilidade. Portanto, muitas pessoas no ano novo, que estão em busca de prosperidade, chupam sete sementes de romã, depois as embrulham em um papel e guardam na carteira para terem dinheiro o ano inteiro.
Curtiram? Então, contem pra gente quais são suas simpatias de ano novo!
Beijos!