5 esportes de inverno para vocês conhecerem

esportes-inverno

O inverno está chegando e aquele friozinho vem junto com ele. Na verdade parece que já estamos no inverno porque os dias se tornaram mais frios e a chuva já veio mais vezes. E aproveitando esse tempinho que dá muita vontade de ficar debaixo das cobertas, resolvi trazer os esportes de inverno para que vocês conheçam.

Vocês sabiam que existem esportes próprios do inverno? Pois é, existem até as olimpíadas de inverno, realizadas a cada quatro anos (o próximo ano será 2018) em que os atletas têm de enfrentar um baita de um friozão para ganhar diversas competições. Vamos conhecer alguns esportes de inverno super interessantes?

biatlo-2

As provas do biatlo combinam Cross-Country e tiro esportivo (Carabina.22LR), variando de três a cinco voltas no percurso. Cada parada consiste de uma bateria de cinco tiros realizados a 50 metros de distância e em duas posições: em pé, com um alvo de 11,5 cm de diâmetro, e deitado, com o alvo de 4,5cm de diâmetro. Os tiros perdidos tornam-se penalidades. Existem cinco modalidades, e duas para cada uma dessas.

hoquei-2

No Hóquei no gelo, cada equipe possui seis jogadores: três atacantes (um meio campo e dois pontas), dois defensores e um goleiro, parece até futebol, mas é muito mais perigoso!

A partida é dividida em três tempos de 20 minutos, com intervalos de 15 minutos entre cada etapa, e o objetivo é marcar o maior número de gols possíveis. Os gols são marcados quando o “puck” (o disco de borracha) atravessa completamente a linha do gol após ser tocada pelo “stick” (taco) Esporte de muito contato físico, já que as trombadas de ombro e quadril são legais, o hóquei possui mais de 10 tipos diferentes de faltas. E é conhecido pelas brigas no rinque. As confusões, no entanto, não desclassificam os atletas envolvidos – estes são “apenas” penalizados e desfalcam a equipe por um período de tempo limitado, que varia de acordo com a gravidade da situação.

Para minimizar o impacto e evitar lesões, é obrigatório o uso de capacete, protetor facial, joelheira, cotoveleira, ombreira, caneleira etc. O goleiro costuma usar ainda mais coberturas de proteção do que os atletas de linha. Os patins são feitos de couro e lâminas de aço, enquanto os tacos podem ser feitos de madeira, alumínio ou grafite.

patinacao-2

Quem não fica encantada com essa modalidade, não é mesmo? É cada salto, cada giro, cada performance tão elaborada e tão linda de ver que os olhos brilham. Haja equilíbrio, também! A patinação artística junta os movimentos graciosos com a técnica apurada. É a mais antiga das disciplinas nos Jogos de Inverno!

O programa curto individual e de pares não deve passar de 2m50s, enquanto a patinação livre dura 4m30s para homens e duplas e 4 minutos para mulheres. Os trajes de competição são lindos, eu particularmente acho. A prioridade é que as roupas sejam de material leve e flexível para não restringir a amplitude de movimento dos atletas. Mas como o uniforme deve ser adequado ao tema musical escolhido para a apresentação, é comum que seja visualmente impactante, com cores fortes e brilho. Já os patins são mais discretos e feitos sob medida para dar conforto ao patinador. A bota é de couro para dar mobilidade, proteção e estabilidade. As lâminas, algumas, possuem ranhuras para certos tipos de acrobacias.

luge-2

Confesso que tenho um pouco de medo desse esporte, hahaha. Na disputa, os competidores descem deitados de costas, com os pés voltados para a frente em um trenó de fibra de vidro. O circuito é desenvolvido entre curvas e mudanças de direção, em uma pista a mais de 140km/h. Os atletas precisam ter boa forma física, uma vez que precisam suportar tensões no corpo, sobretudo no pescoço, abdômen, tórax e nos pés. Durante o evento, os atletas largam sentados, impulsionando o trenó com as mãos. As luvas utilizadas são especiais, com agulhas que ajudam no atrito com o gelo.  Durante o circuito, o trenó é controlado através de movimentos suaves entre tronco, cabeça e pernas. Um erro pode causar uma capotagem e até acidentes graves já aconteceram.

salto-esqui

O esporte consiste essencialmente em esquiar por uma rampa íngreme, pular o mais longe possível e aterrissar de forma equilibrada. A modalidade é subdividida em três categorias: individual rampa normal, individual rampa longa e equipes rampa longa. A performance é avaliada por juízes. A prova conjunta é formada por uma equipe de quatro membros, com dois saltos para cada até a rodada final, quando avançam oito times. O grupo com maior pontuação ao longo de oito saltos é declarado vencedor.

E aí, vocês já viram algumas dessas modalidades pessoalmente? E outras? Me contem!

Bjos.

Arine Pellegrini

Deixe uma resposta