Amadorismo: início dos treinos com bike speed seguido de corrida

Oi pessoal!

Como havia comentado aqui, um dia depois do teste da minha nova bike realizei meu primeiro treino.

Look Pedal - olha a animação!

Look treino du jour – olha a animação!

O pedal: meu primeiro “treininho“.

Quando subi na bike já queria descer. Estava mega dolorida do dia anterior nos ossinhos do bumbum, via estrelas, mas pensei: “Vamos lá. Força!” E fui em frente.
Agora com o pé preso (ainda não comprei uma sapatilha). Então usei aquele estacionamento de pé que você prende no pedal clip. Para ficar claro, meu marido fica aqui me dizendo que o nome correto do estacionamento de pé é plataforma.

Meu tênis com a plataforma.

Meu tênis com a plataforma.

Pyro platform pedals for duathlon and triathlon-1

A tal da plataforma.

Recebi algumas instruções 10 minutos antes de sair, até porque o fato de você estar com os pés presos na bike exige um pouco de habilidade e bastante atenção pois facilmente você pode cair, principalmente na hora de parar. E nós, logicamente, tivemos que parar porque se o pneu não furar não tem graça, né? E claro que teve tombo na hora de parar. Isso certamente deve acontecer com todos, ou eu sou muito desastrada! Foi assim: eu soltei um pé e inclinei a bike … só que para o lado contrário. Conclusão: chão, ou melhor, grama. Dei sorte e estávamos parando numa área gramada…

Pedro Lupo na missão arrumando o pneu.

Pedro Lupo na missão arrumando o pneu.

No começo do pedal dói um pouco mas depois aquece e fica tudo bem (aliás, você se acostuma com a dor). Fizemos um pouco de giro (foco em manter a rotação em 90 RPM) e depois treinamos ladeira. Para minhas pernas que não estão acostumadas a manter essa rotação é bem puxado, fora que tenho que me concentrar para não pipocar. Quando pedalamos errado chacoalhamos no banco selim. Pedalar certo é fazer o giro completo no pedal (movimento de rotação).

No final fiz um pouco de educativo de pedal. É assim: você solta um pé e pedala com o pé que fica preso no pedal. Sim, é estranho, falta coordenação, mas isso é para coordenação! Ao todo foi 1:30 h. Estou na fase de aprendizado, então vocês acompanharão minha evolução; espero evoluir né, não quero desapontar. Final de pedal vamos descansar? Comer? #sóquenão. Apenas um GU Energy Gel .

GU Energy Gel. Eu adoro qualquer sabor dessa marca.

GU Energy Gel. Eu adoro qualquer sabor dessa marca.

A corrida logo na sequência.

O QUE É CORRER DEPOIS DE PEDALAR 1:30 h? Na verdade não é correr, não para uma amadora. Meu marido diz que ele corre muito melhor depois de pedalar pois como triatleta treinou essa capacidade. Moleza pra ele, não pra mim. Meu Deus! Tomara que isso aconteça um dia comigo porque olha…

Algo muito estranho é tipo você ser canhoto como eu, saber escrever e tentar escrever com a direita. A cabeça quer, mas a mão não tem coordenação. No meu caso as pernas não acompanhavam. Simplesmente minhas pernas estavam travadas, tipo uma cólica na panturrilha forte (quando o músculo está extenuado). Aí você força o movimento e ele o faz com muita dificuldade e sem nenhuma coordenação. Eu demorei cerca de 20 minutos correndo bem travada até conseguir soltar. Onde moramos aqui em Ribeirão Preto – SP, dificilmente você consegue fazer um percurso plano, sempre tem subida. Como o começo teve subida melhorei na descida lógico…rs. Uma hora de corrida sofrida, mas o pedal vai me ajudar a desenvolver os músculos que faltam para eu melhorar minha corrida. Amém!

Sempre que termino a corrida faço algumas séries de calistênicos e/ou pliométricos: hoje foram apenas duas. Foi importante incluir esses exercícios em minha rotina e o bom é que são bem rapidinhos: 3 séries de afundo e 3 séries de sapinho (saltos), ambos em aclive.

A fundo na ladeira.

Afundo na ladeira. Três séries de 10 repetições.

Mantenho o corpo ereto. Quando subo para dar a nova passada subo mesmo! Estico as pernas e desço novamente..

Tenho que manter o tronco ereto. Quando subo para dar a nova passada, subo mesmo! Estico as pernas e desço novamente.

Saltando, ou melhor tentando.

Esse é o salto – 3 séries de 10.

Viu porque eu chamo de sapinho? Me sinto um sapo. rsrs

Viu porque eu chamo de sapinho? Me sinto um sapo. rsrs

Esse é o salto, 3 séries de 10.

Termino o movimento do salto e já me preparo para o novo salto na sequência.

Estava só esperando meu blog estar no ar para subir esse post!

Gostaram?

Beijos!

Arine Pellegrini

3 Comments

  1. Muito bom seu artigo. Eu também sou de Ribeirão Preto e gostaria de comprar uma bike Speed, já pratico o Mountain Bike e tenho medo de não gostar ou me adaptar ao Speed. O que você acha?

Deixe uma resposta