Olá, pessoal.
Vamos falar de Pilates? Essa forma de exercício físico vem ganhando muito as pessoas, inclusive eu, nos últimos tempos. Sabem por quê? Ela está recheada de benefícios como bastante condicionamento físico, consciência corporal e mental. Fora isso, as versões do pilates são também muito utilizadas na reabilitação postural e mental, e proporcionam melhoria no alongamento e fortificação do corpo de forma integrada e individualizada.
Acharam pouco? Tem muito mais! Melhora na respiração, redução do estresse, desenvolvimento da consciência e equilíbrio corporal, aprimoramento na coordenação motora, mobilidade articular e relaxamento.
Ufa! depois dessa lista gigante de benefícios não tem como ficar de fora, certo? Na academia em que frequento, a Bodytech, existem quatro tipos de modalidade vertentes do Pilates, vamos conhecê-las?
O Flow Pilates (falei dele aqui) combina as técnicas com dança, utilizando os princípios de respiração e concentração, flexibilidade, mobilidade articular, equilíbrio e o bem estar da dança, (quantas técnicas!). Bem, de acordo com os instrutores da Bodytech Ribeirão Preto, é indicado para quem precisa adquirir mais flexibilidade e melhorar a estabilidade postural, pois fortalece o core – regiões lombar e abdominal. “A modalidade também contribui para o gasto de calorias – fator importante para o emagrecimento, por ser uma aula dinâmica que usa grandes grupos musculares”, contou o Dudu Netto, diretor técnico da rede.
No Mat Pilates os exercícios são mais dinâmicos e eficazes. São indicados, especificamente, para a melhora de postura e consciência corporal. As atividades Mind são realizadas no chão e trabalham com o peso corporal. “Os exercícios são eficazes devido à força utilizada com o próprio peso do corpo aliado à força da gravidade, em conjunto com bolas, faixas e pesos”, disse.
Também há o ReFFit (já falei dele aqui), uma aula coletiva que utiliza os equipamentos que se assemelham ao reformer, móveis e super resistentes.
E o Ladder Barrel (falei dele também, aqui) que é feito de uma estrutura de madeira parecida com um barril, acolchoado e suspenso com uma pequena escada acoplada, mas não para por aí, ainda existem outras modalidades.
Como vocês podem ver, a prática dos exercícios com os equipamentos melhoram a musculatura e dá aquela ajuda na hora de uma corrida, combate a dor e funciona como auxiliar na prevenção de fraturas. “O Pilates pode ser considerado uma das melhores atividades para quem deseja aprimorar a postura e desenvolver harmoniosamente a musculatura, além de contribuir para o alívio de dores, atuando como reabilitação de algumas síndromes, por exemplo, a lombalgia. Suas vertentes trabalham a necessidade de cada aluno, tornando a aula personalizada e diferenciada”, conclui.
Depois disso não resta dúvidas de que o Pilates pode ajudar, e muito, a nossa saúde, não é mesmo? O que vocês acham desse exercício? Contem para mim!
Beijos.