Oi pessoal,
Toda vez que passo na minha nutricionista, a Cristina Trovó, especializada em nutrição funcional, pego alguma dica para incorporar na minha alimentação. Pois podem acreditar: incorporei o consumo do abacate diariamente, duas colheres dessa fruta (que eu amoooo) antes de dormir. Mas por quê?
O #DicaDaNutri explicará tim-tim por tim-tim sobre a fruta, que além de inúmeros benefícios, previne e ameniza a celulite! =| #Oremos
O abacate é uma fruta bastante nutritiva, rica em vitaminas como A, B1, B2 e, principalmente, a vitamina E, que é um poderoso antioxidante natural. É fonte de gorduras monoinsaturadas, que elevam o HDL (colesterol bom, que protege o coração de doenças).
Possui minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, como magnésio, cálcio, ferro e fósforo e é uma excelente fonte de fibras: fornece 6g por 100g de polpa (um adulto precisa de 20g a 30g por dia).
É uma fruta bastante calórica, mas isso não deve inibir seu consumo, pois em dietas equilibradas pode ser grande aliada no controle da fome. Seu alto teor de gorduras atua como sacietógeno, evitando momentos de compulsão alimentar. Devido ao seu baixo índice glicêmico é indicada para pacientes com diabetes ou resistência a insulina.
Benefícios
– Por ser rico em gordura monoinsaturada, o abacate ajuda a combater o colesterol ruim (LDL), que pode entupir as artérias. Ao mesmo tempo, a fruta mantém bons os níveis do colesterol bom (HDL). Importante na prevenção de doenças cardiovasculares.
– Aliado no emagrecimento: suas fibras solúveis impedem a absorção de gordura e de colesterol ruim de outros alimentos.
– Possui substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento celular.
– Previne e ameniza a celulite: tem função anti-inflamatória. A celulite é uma inflamação do tecido de gordura. Da mesma forma a acne, que é uma inflamação dos poros da pele.
O abacate, apesar do que dizem, é uma fruta bastante versátil. Pode ser utilizada tanto em preparações doces como salgadas. Em saladas, na forma de patês, acompanha bem pratos à base de batatas e aves.
No Brasil é bastante consumido na forma doce, em vitaminas e shakes. Pacientes em emagrecimento ou com restrições dietéticas devem optar por preparações salgadas, como guacamole.
Como comprar e armazenar
Prefira abacates de cor uniforme, sem pontos escuros e pesados em relação ao tamanho. Para verificar se estão maduros, basta segurá-los e apertar levemente com o polegar a região próxima ao pedúnculo, que deve ter uma textura macia, mas não mole. Caso queira acelerar o processo de amadurecimento, coloque o abacate num saco de papel e deixe-o em ambiente sem luz. Para armazenar, o mais adequado é em local fresco. Quando verde, no entanto, não deve ser guardado na geladeira, pois a baixa temperatura interrompe o processo de amadurecimento. O abacate oxida com facilidade e, por essa razão, deve ser consumido ou usado imediatamente depois de aberto. Para retardar o processo de oxidação, regue com uma substância ácida, como suco de limão ou vinagre. Para congelar, retire a polpa e amasse com bastante suco de limão. Em seguida, coloque-a num recipiente, tampe e leve ao congelador por até quatro semanas.
Procure sempre a orientação de um profissional capacitado. Sua saúde agradece!
Créditos:
Nutricionista [ Clinica Cristina Trovó ]
Beijos.