Dicas para uma Páscoa mais saudável #DicaDaNutri

Oi pessoal,

A Páscoa está chegando, eu – como sempre – estou ficando enlouquecida com o tanto de delícias que acompanham esta data, por isso pedi algumas dicas pra minha nutri para termos uma Páscoa mais saudável.

Bora lá?

easter-640989_1920

Dica 1: prefira os chocolates com mais de 70% de cacau

O chocolate ao leite é conhecido por conter em sua composição uma grande quantidade de carboidratos simples como a sacarose e uma alta concentração de gorduras, sendo a maioria saturadas, as que não fazem bem para o nosso organismo.

Sempre que for consumi-lo, opte pelos que tem maior concentração de cacau, como por exemplo os que tem acima de 70%.  Esse alimento possui flavonoides, ácido galáctico, epicatequinas que desempenham uma ação antioxidante, que protegem as células do envelhecimento e previne algumas doenças como as cardíacas. Outro motivo para escolher esse tipo de chocolate, é a menor quantidade de açúcar refinado quando comparado com os outros, sendo a quantidade diária recomendada de aproximadamente 30g, dependendo das particularidades de cada pessoa.

Dica 2: fuja do chocolate branco e trufados

Por serem feitos de manteiga de cacau, não encontramos flavonóides em sua composição e ainda contém muito mais gordura que o chocolate convencional. Pela mesma razão, fuja dos trufados pois serão encarregados de aumentar e muito a quantidade de gordura do seu ovo.

O chocolate deve ser consumido de forma adequada, sendo indicado também antes da prática de atividade física, pois fornece energia. Pode ser consumido 1 hora antes com dosagem controlada e escolhendo o tipo de chocolate menos calórico e mais saudável. O chocolate diet é uma opção que contém maior teor de gorduras, seu uso deve ser evitado.

Dica 3: ovos fit e funcionais

Ótima opção para aqueles que estão focados em qualidade de vida e perda de peso. Ovos feitos com chia, linhaça, alfarroba, zero açúcar, entre outros, possuem propriedades nutricionais melhores que o convencional.

Muito cuidado com os proteicos. Se não tiver fazendo exercício físico nem tem plano alimentar calculado com as suas calorias, pode ser que você esteja pagando mais caro por proteínas que você talvez não precisa, mas ainda sim se torna uma opção mais saudável que as tradicionais. E lembre-se, por ser menos pior não significa que você pode exagerar nas quantidades.

Dica 4: grandes refeições na páscoa

Faça uma salada farta, com variedades de verduras e legumes e use o tempero convencional de sal de ervas ou sal rosa do himalaia, limão e azeite. Evite temperos prontos pela sua absurda quantidade de sódio na composição.

Ex: mix de folhas verdes e morangos, salada verde com brie e figos.

De prato principal foque nas carnes magras, sendo sempre assadas, grelhadas ou cozidas. A opção mais escolhida na época são os peixes. Ex: bacalhau à portuguesa, moqueca de badejo, macarrão com cogumelos, alho negro e tomilho, fusilli integral com vegetais e molho de hortelã.

De acompanhamento você pode optar pelo tradicional arroz, ou variar pela batata. Ex: arroz integral com lentilha, arroz negro com brócolis e castanhas, arroz com salsinha.

De sobremesa escolha as opções mais leves como frutas ou doces que são feitos de frutas e evite os chocolates pois você vai querer guardar “espaço” para o seu ovo de páscoa. Ex: Sorvete de Banana e Cacau, Abacaxi refrescante, Salada de frutas.

Obs. Todas as receitas é possível encontrar no site da nutri: www.cristinatrovo.com.br

Créditos:

Nutricionista [ Cristina Trovó ]

Beijos

Arine Pellegrini

One Comment

Deixe uma resposta