Oi pessoal,
Vocês já pensaram na quantidade de sal que ingerem todo o dia? Depois desse post acredito que muitos começarão a monitorar essa quantidade.
Cloreto de sódio é o nome científico do famoso sal de cozinha. Esta substância é utilizada como principal condimento para dar sabor as comidas diariamente e, como conservante pelas indústrias alimentícias.
O sal de cozinha, já rendeu inúmeras matérias sobre seus malefícios à saúde. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) uma pessoa pode ingerir de 5g a 6g de cloreto de sódio por dia, os brasileiros ingerem cerca de 12g/dia, ou seja, o dobro da quantidade recomendada pela OMS.
O consumo em excesso do Cloreto de sódio pode trazer sérios problemas para a saúde, como por exemplo, hipertensão, retenção de líquido, problemas renais, doenças cardíacas e etc.
Na maioria das vezes ingerimos sal sem ao menos percebermos. Uma lasanha congelada, por exemplo, tem, aproximadamente, 3,5g de cloreto de sódio em sua composição. Aquele pãozinho que o brasileiro adora comer pela manhã, possui 1 grama. Esses, e outros alimentos que consumimos diariamente podem ser de grande risco para a nossa saúde se não tivermos atentos a quantidade que possuem de sal.
É sempre importante monitorar a quantidade que ingerimos de sal. Como forma de evitar o excesso de cloreto de sódio, é aconselhável optar por alimentos e temperos frescos, como tomate, cebola, orégano, manjericão, salsinha entre outros. Evite também, comer produtos em conserva, pois eles contém um alto teor de sal.
Créditos
De bem com a balança [link aqui]
Coração e Vida [link aqui]
Karina Bacchi [link aqui]
Beijos!
One Comment