Dicas da Nutri: Como diminuir a circunferência abdominal

Oi pessoal,

Atendendo a pedidos das amigas “enlouquecidas” para perder aquela barriguinha saliente – muitas adorariam simplesmente apertar um botão e desacoplá-la do corpo né?! Como nada disso exite, pedi para minhas nutricionistas Cristina Trovó e Ariela Issa da Clinica Cristina Trovó algumas dicas do que podemos fazer para diminuir a circunferência abdominal.

Barriga

A medida da circunferência do abdômen está relacionada a diversos fatores, dentre eles evidenciamos a distensão abdominal e a gordura abdominal, que associados levam ao aumento indesejado da circunferência.

Distensão abdominal é denominada pelo aumento do volume da área abdominal resultante do acúmulo de líquidos ou gases intestinais associados à baixa motilidade ou mau funcionamento do intestino. Seus sintomas podem incluir náuseas, enjoos e desconfortos diários.

Para evitar a distensão e a gordura abdominal, a preocupação com a alimentação é fundamental. Aqui vamos contar algumas dicas para você se prevenir contra a vilã da tão sonhada barriguinha.

Passos para diminuir a barriga

– ingerir alimentos com menor índice glicêmico. O índice glicêmico (IG) é um indicador da velocidade de transformação do carboidrato em glicose. Ele mostra o quão rápido um alimento ingerido consegue aumentar a glicemia (a glicose no sangue).

– mastigar bem os alimentos e não ingerir líquidos durante as refeições: dessa maneia a digestão será mais rápida e fácil, evitando a distensão abdominal pós-refeição;

– cuidar do intestino: ingerir bastante fibras insolúveis, esse tipo de fibra propicia o aumento do bolo fecal, estimula o bom funcionamento do intestino e previne a constipação intestinal (verduras, farelo de trigo, cereais, soja e grãos integrais.). Ingerir bastante líquidos, em média 40 ml de água por kilo de peso, fora dos horários das refeições.

Essas medidas favorecem o funcionamento regular do intestino.

– evite alimentos que fermentam: repolho, leguminosas, enlatados, pães e massas brancas. A fermentação leva ao acúmulo de gases.

– evite consumir doces, refrigerantes, sucos artificiais. Depois de metabolizado o açúcar é armazenado na forma de gordura no nosso organismo. Uma dieta rica em açúcares favorece esse processo.

– Utilize alimentos integrais, consuma frutas e legumes com a casca, a maior quantidade de fibra é encontrada na casca.

– Troque seu carboidrato: ao invés de consumir batata comum e massas opte por arroz integral, batata-doce, cará ou inhame, possuem menor índice glicêmico.

– Utilize termogênicos naturais como gengibre, canela, chá-verde, eles aceleram nosso metabolismo favorecendo a queima de gorduras – falamos deles aqui. Verduras, farelo de trigo, cereais, soja e grãos integrais.

– Pratique atividade física regularmente.

Créditos:

Clinica Cristina Trovó

Beijos.

Arine Pellegrini

One Comment

Deixe uma resposta