História das Olimpíadas

Oi jovens, tudo bem?

Estamos em 2016, o ano das Olimpíadas do Rio de Janeiro. #Faltam5Meses

Mas afinal, qual a origem dos Jogos Olímpicos?

Vamos aprender um pouco mais sobre a sua história?

Símbolo dos Jogos Olímpicos.

Símbolo dos Jogos Olímpicos. (Crédito da foto – W Arte Pop [aqui].)

A origem das Olimpíadas se deu no berço da civilização ocidental – a Grécia –  por volta de 2500 a.C. Os cidadãos livres gregos participavam de algumas competições, que eram realizadas em homenagem ao principal deus grego: Zeus.

Foi somente em 776 a.C. que a primeira edição dos Jogos Olímpicos aconteceu na cidade de Olímpia, de forma organizada e com a participação dos cidadãos livres de várias cidades-estados.

Uma curiosidade é que na época dos jogos, as cidades gregas que eram inimigas entre si faziam uma trégua, um cessar fogo, para que todos cidadãos livres pudessem participar das Olimpíadas.

Olimpia-grecia

Cidade de Olímpia na Grécia onde eram realizados os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Crédito da foto –  Campamento Mestizo [link aqui].

Nos Jogos Olímpicos da Grécia, os competidores podiam disputar as seguintes modalidades: luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (conjunto de 5 exercícios, sendo eles: corrida, arremesso de disco, salto, lançamento de dardo e luta). Os vencedores de cada modalidade ganhavam uma coroa feita de folhas de louro e se tornavam a figura do herói em sua cidade.

Em 394 d.C., porém, quando o romano Teodósio II se tornou imperador bizantino, ficou terminantemente proibida a realização das Olimpíadas na Grécia, fazendo com que os jogos ficassem adormecidos por mais de 1500 anos!

Foi o francês Pierre de Fredy, que em 23 de junho de 1894, ressuscitou os jogos. Ele sugeriu uma competição de âmbito internacional entre atletas amadores. Logo na primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, participaram cerca de 285 competidores advindos de 13 países, que competiram nas seguintes provas: atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, tênis, ciclismo, natação e halterofilismo (levantamento de peso).

Pierre de Fredy, barão de Coubertin, que ressuscitou os Jogos Olímpicos.

Pierre de Fredy, barão de Coubertin, que ressuscitou os Jogos Olímpicos. Crédito da foto – The Olympians [link aqui].

Desde então, os Jogos Olímpicos nunca mais pararam de acontecer. Atualmente, este grande evento ocorre a cada quatro anos e conta, hoje, com cerca de 10500 atletas.

A cidade sede das Olimpíadas de 2016 será o Rio de Janeiro. Serão 17 dias de competição e 306 provas com medalhas a serem disputadas em 45 modalidades. O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto.

Para mais informações, para garantir ingressos aos jogos e para ficar por dentro de tudo sobre as Olimpíadas do Rio de 2016, vocês podem acessar o site oficial.

Créditos

Mundo Educação [link aqui]

Sua pesquisa [link aqui]

Beijos!

Equipe LightLifestyle

Deixe uma resposta