Correr virou moda, todo mundo já notou e isso é ótimo!
Correr melhora a saúde, exercita a capacidade de lidar com limites e superá-los, eleva a auto estima, sociabiliza criando novos relacionamentos vinculados a um propósito comum… Enfim, uma série de benefícios podem ainda ser listados.
Então, você decidiu começar a correr e já sabe exatamente o que fazer porque afinal tudo é muito simples e qualquer um pode correr. Ou então você tem um amigo ou uma amiga que já esta correndo há algum tempo que vai poder ensinar tudo a você. E afinal você já leu tantas vezes por aí que correr e muito fácil – basta ter um par de tênis e disposição, certo? Mas, calma lá, não é tão simples.
Vamos começar de onde se deve: do início.
1. Antes de tudo, a visita ao médico!
Pode parecer conselho da vovó, mas antes de iniciar um treinamento de qualquer atividade, principalmente uma atividade aeróbica como a corrida, é muito importante que se faça uma avaliação médica. O coração vai ser exigido e com isso vai ser treinado, melhorando sua capacidade. Nada mais importante do que avaliá-lo antes. Espere que seu médico solicite ao menos dois exames específicos para avaliar o coração – um eletrocardiograma de esforço e um ecocardiograma – além é claro de um exame de sangue. Todos esses exames irão fornecer as informações que seu médico precisa para liberar você para a prática desportiva sem preocupações.
2. Os fundamentos.
Ok, com a autorização dada pelo médico, agora você pode se preparar para a tão sonhada Maratona que sempre achou o máximo. Ou com a Meia do Rio que sua amiga fez e falou que é linda.
Não é bem por aí. Para poder correr e ter longevidade nessa nova vida você precisará de base. Mas não é aquela da Dior que você adora. Estamos falando aqui de base muscular – fortalecimento e resistência – você vai precisar disso, acredite. E vai agradecer por ter cuidado dessa questão no início de seu treinamento. Você pode e deve incluir treinos de força e de resistência de força, tanto na sala de musculação quanto alguns exercícios específicos para a corrida que além de trabalharem os dois objetivos citados acima, são também educativos de corrida, ou seja exercícios que vão melhorar sua corrida através da busca da máxima eficiência de todos os movimentos envolvidos na corrida. Mas como saber quais são esses exercícios.
3. Orientação especializada.
Para não ficar no achismo, na tentativa e erro (e aqui o erro pode custar caro!) ou recebendo orientação em forma de dicas de quem não esta habilitado, você deve procurar orientação especializada.
Em todo o Brasil as assessorias esportivas especializadas em corrida se multiplicaram. Nelas você encontrará professores de educação física especializados no treinamento de corredores. Esses profissionais vão dar a você orientações em todos os aspectos dessa nova atividade na qual você decidiu se engajar, desde o planejamento até a rotina e frequência de sessões semanais de treinos. Depois, com o acompanhamento e supervisão de suas atividades, controlando seu ritmo e intensidade para que você possa atingir seus objetivos no tempo definido, sem lesões ou outros problemas. E com a vantagem de ter a oportunidade de fazer novos amigos, que estarão sempre estimulando e motivando você, afinal eles já vivem há algum tempo essa vida que você decidiu viver. E não querem voltar atrás!
E aí, vamos correr?
Abraço.