Você conhece o Crossfit?

1

Olá pessoal,

Nessa semana separei um assunto que, já fiz uma aula e adorei (infelizmente não consigo encaixar na minha agenda),  que é o Crossfit. Essa palavra difícil na verdade tem um significado fácil: o Crossfit é um programa de treinos que tem como objetivo fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento corporal. Sendo bem sincera, ele é uma opção para aqueles que querem se exercitar, mas não querem ficar tanto tempo na academia. Nele se treina força, agilidade, coordenação motora, equilíbrio e resistência cardiorrespiratória tudo em apenas uma hora por dia. Nos Estados Unidos, a Swat e até mesmo o exército utilizavam o Crossfit.

Para quem não sabe, o foco do Crossfit é a precisão dos movimentos e a agilidade. Falando desse jeito até parece que tem que fazer tudo correndo, rsrsrsrs. Por favor, pessoal, não é isso! Se houver a prática desses exercícios dessa forma, uma montanha de problemas virá junto, e convenhamos que ninguém quer isso, certo? Fala-se “agilidade” porque se trabalha o corpo inteiro em apenas um treino. Perde-se gordura e ganha massa magra. Só que com o Crossfit o tempo para chegar aos resultados desejados é maior do que ao da academia, então para os desesperados (risos), esse treino não é o mais indicado.

Rotator-16-1-Analysis

No Crossfit os exercícios são feitos de forma bastante intensa, sem parar e sem descansar, ou seja, até a hora que o corpo não aguentar mais. Leva-se o corpo ao limite. Existem vários tipos: subir e descer escadas, subir em cordas, movimentos de zig zag com cones ou pneus. Dá pra fazer em casa! O carboidrato do corpo é facilmente gasto e depois o corpo busca as gorduras já com 20, 30 minutos de treino.

Ao contrário das academias com foco em musculação (que a cada dia se trabalha uma parte do corpo), no Crossfit não existe isso. Quando se trabalha um monte de músculos, mais energia será consumida e mais gordura será perdida. (Lembrando aqui que a dança também tem esse processo, já que se trabalha o corpo inteiro). E, além disso, gasta-se mais energia durante todo o resto do dia porque o corpo consequentemente vai se acostumar com aquele ritmo.

O Crossfit é dividido em três etapas: aquecimento (como se fosse um alongamento para não ter lesões), depois vem a parte em que o instrutor vai passar os movimentos daquele dia, e por último existe um desafio (WOD) que o instrutor provavelmente vai lançar, misturando os movimentos daquele dia.

crossfitvirilis-4849

Hoje em dia não existe mais desculpa para não fazer execício, ainda mais para o Crossfit. Além de ajudar muito o corpo, também ajuda na saúde. Sem falar que é só um tempinho de dedicação por dia! Dessa forma muitas consultas médicas e idas à farmácia podem ser evitadas também. E a melhor notícia: qualquer um pode fazer Crossfit. Sabe por quê? Porque ele se adapta a várias pessoas já que o instrutor vai verificar o que é o ideal para cada tipo de pessoa. Até e principalmente para os vovôs e vovós ele é indicado porque exercita as articulações, treina o equilíbrio e a adaptação rápida e eficaz de diferentes movimentos juntos e acelerados.

Para quem prefere ficar em casa por causa do ambiente mais confortável, no youtube há diversos canais de Crossfit para seguir e treinar. Aqui alguns deles, eu recomendo:

Então, como já disse, não tem para onde correr, bora colocar o corpinho para treinar!

Beijos.

Arine Pellegrini

Deixe uma resposta