Conheça as 4 incríveis modalidades do Ciclismo

Olá!

Dando sequência ao tema “ciclismo” (que escrevi aqui), resolvi trazer para vocês as 4 modalidades dentro desse esporte. Ao todo são mais de 23 tipos de competições, cada uma com a sua peculiaridade, estilos e regras. São elas:

Estrada, Mountain Bike, BMX (Bicicross) e Pista.

estrada

fonte: investmentclasses

O ciclismo de estrada é uma modalidade bastante popular no mundo inteiro, talvez seja a mais clássica. É regulado pela União Ciclística Internacional (UCI) e é disputada em duas fases: prova individual contra o relógio e prova de estrada propriamente dita. Na modalidade ESTRADA temos duas competições:

  • Contra Relógio: os ciclistas partem de uma rampa, com um minuto de intervalo entre si e competem num circuito previamente sinalizado. A distância para a prova masculina é de 40 km enquanto para as mulheres 20 km. Vence quem alcançar a linha de chegada no menor tempo possível.
  • Estrada: todos os ciclistas largam em grupo, chamado de pelotão, para uma prova em um circuito de rua ou estrada, cumprindo uma distância média de 160 km para os homens e de 80 km para as mulheres. O vencedor é aquele que cruzar primeiro a linha de chegada. É uma distância bem grande!

mountain

fonte: youtube

No Mountain Bike o atleta deve fazer vários percursos com obstáculos e irregularidades. Esta modalidade é praticada em estradas de terra, trilhas em montanhas ou fazendas, dentro de parques e até cidades. Um esporte pra quem curte algo mais radical. Há oito tipos de competições:

  • Cross-Country: é uma prova disputada num circuito fechado em que os competidores devem realizar um certo número de voltas para completar a prova. Durante a prova, os ciclistas podem receber apoio, desde que sejam em locais predeterminados pela organização. O vencedor é aquele que primeiro cruzar a linha de chegada.
  • Downhill: no downhill, o ciclista passa por um percurso em descida com poucas retas precisando passar por um terreno bastante irregular, natural ou artificial, com pontos de salto (jumps), vãos a serem superados com ou sem ajuda de rampa (gaps) e grandes degraus em que o ciclista se deixa “cair” para superá-los (drops). Cada ciclista desce um a um, com tomadas de tempo individual e o vencedor é aquele que fizer o percurso no menor tempo. Tem que ter muita coragem, hein?
  • Trip Tail (Maratona): esta modalidade tem um percurso longo de um ponto a outro, que pode ser ou não o mesmo do início da prova. No caso de ser o mesmo ponto, o ciclista realiza apenas uma volta. Seu nome, Trip Trail, tem este significado porque é praticamente uma viagem por trilhas e estradas de terra. Quando o percurso é bem longo poder ser chamado também de Maratona e podem levar de dois a três dias para se completar uma prova. Uau, haja fôlego!
  • Freeride: utilizado como forma de lazer, tem como principal diferença a utilização de terrenos variados, além dos passeios chamados north shores que consistem em andar por cima de árvores caídas ou por trajetos no alto de madeiras, criados dentro de florestas. Mais uma modalidade só para quem tem muita coragem.
  • 4x: quatro competidores descem simultaneamente em um terreno inclinado tendo a largada com gate no estilo BMX.
  • Trial: o percurso contém diversos obstáculos a serem superados pelos competidores. Estes obstáculos são compostos de cavaletes, troncos, pedras, latões, muros e até mesmo carros. Esse parece ser bem radical!
  • Uphill: as provas são realizadas em subidas. O ciclista deve ter muita resistência física e um equipamento muito leve. O vencedor é quem chega ao topo primeiro.
  • Enduro de Regularidade: nesta modalidade as provas são disputadas através de uma planilha com referências a serem cumpridas e uma média horária estipulada pela organização da prova. O objetivo desta competição não é ser o primeiro a chegar, mas sim, ser o mais regular e chegar no horário exato concedido ao competidor. Ao contrário das outras modalidades em que o competidor tem que somar mais pontos, nesta competição o atleta deve chegar ao final da prova com ZERO ponto. Para isso basta ele chegar no tempo certo, caso contrário, para cada segundo de atraso ele será penalizado com UM ponto e para cada segundo adiantado, TRÊS pontos. Portanto, o vencedor será aquele que obtiver o menor número de pontos. Geralmente esta prova é disputada em duplas por trajetos como estradas abertas e trilhas fechadas.

 

bmx

fonte: youtube

Esse é para aqueles que gostam de velocidade e desafio, nele as provas são disputadas em circuito com várias voltas e obstáculos que contém morros, curvas e outros tipos de ondulações. Este circuito fechado tem extensão que varia entre 300 e 380 metros. O tempo de duração das corridas gira em torno de 30 a 40 segundos e devem ser superados pelos ciclistas sem erros ou quedas. As bicicletas são menores, geralmente aro de 20 polegadas. Há duas competições dentro da BMX:

  • Racing: são competições do esporte mais focado na parte de corrida, onde o competidor tem que fazer o percurso no menor tempo.
  • Freestyle: nessa competição o indivíduo faz diversos tipos de manobras, e o tempo que ele utiliza não é tão importante, mas sim a dificuldade das manobras. Tem que ter criatividade, hein?

 

pista

fonte: belarusfacts

No ciclismo de Pista as provas são realizadas em velódromos (o que é isso? Espaços de competições ou pistas oficiais de ciclismo conforme as normas da UCI (União Ciclística Internacional)). Esta pista deve ser no formato oval, com curvas inclinadas que variam de 36 a 45 graus. Possuem extensão de 180 a 500 metros, sendo as mais usadas, pistas de 250 metros e 333 metros, como vocês podem ver na foto acima. Elas são revestidas de cimento ou madeira. Essa modalidade é para aqueles que curtem bastante velocidade. Essas são as competições:

  • Velocidade 200 metros: disputada individualmente tanto no masculino quanto no feminino. O ciclista deve dar três voltas na pista, consistindo em uma tomada de tempo contada a partir dos 200 metros finais do qual classificam os finalistas. Após esta tomada de tempo, dois ciclistas são colocados dois a dois. O primeiro colocado é emparelhado com o último, o segundo com o penúltimo e assim por diante. Disputam então entre eles, matches (corridas) em melhores de três.
  • Velocidade por equipes: realizada por duas equipes de três ciclistas cada uma, que largam de posições opostas do velódromo. O primeiro ciclista da equipe tem de puxar a primeira volta, o segundo, a segunda, e o terceiro, a terceira volta, todos respeitando a ordem de largada. O ciclista que completou a sua volta deve se retirar para a parte mais elevada da pista. A equipe que completar as três voltas no menor tempo é a vencedora.
  • Perseguição individual: é isso mesmo! Os ciclistas primeiramente realizam tomadas de tempos, e quem obtém os quatro melhores tempos disputam as medalhas de ouro e prata. Os que se classificam em terceiro e quarto, disputam a medalha de bronze. Os atletas largam em posições opostas  no velódromo e o ciclista que completar o menor tempo ou alcançar o adversário pelas costas é o vencedor. A distância da prova para os homens é de 4 km. Para as mulheres, a distância é de 3 km.
  • Perseguição por equipes: somente homens participam. Parece ser muito emocionante! Também conhecida como “quarteta”, cada equipe é formada por quatro atletas, a fase classificatória que seleciona as quatro melhores equipes é igual a da perseguição individual. Nas finais, a equipe vencedora será aquela que fizer o menor tempo dentro do percurso de 4 km ou alcançar os adversários pelas costas. Cada equipe deverá concluir a prova com três ciclistas.
  • Prova por pontos: cada país pode participar desta prova apenas com um atleta. É uma prova individual que tem distância de 40 km para os homens e de 25 km para as mulheres. Ao longo da prova, são 16 chegadas pontuadas para os homens e de 10 chegadas para as mulheres. São atribuídos cinco pontos ao primeiro colocado, três ao segundo, dois ao terceiro e um ponto ao quarto. O ciclista que tirar uma volta de vantagem em relação ao pelotão ganha vinte pontos. Os que perderem uma volta perdem vinte pontos. O ciclista que somar o maior número de pontos em toda a prova é o vencedor.
  • Keirin: praticada apenas por homens, oito ciclistas alinham-se conforme um sorteio realizado previamente, sendo que o primeiro é obrigado a seguir a moto, que está na pista para ditar o ritmo inicial da competição. O ritmo inicia com 30 km/h atingindo até 50 km/h que é o momento em que a moto se retira da pista, e aí é pura adrenalina, restando de 600 a 700 metros para o final. Nas últimas voltas, há uma grande disputa pelas melhores posições e o ciclista que cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, respeitando a linha que largou nos últimos 200 metros, ou seja, a linha de sprint é o vencedor.
  • Madison: esta prova é realizada num percurso de 50 km do qual a dupla de ciclistas deve estar em perfeita sincronia já que devem se revezar a cada três ou quatro voltas. Enquanto um deles descansa na parte alta do velódromo, o outro imprime um ritmo forte na parte mais baixa da pista. A troca de posição, chamada de câmbio, é realizada por meio de um simples toque no companheiro ou de um lançamento feito com as mãos em que um ciclista literalmente lança o outro na pista. A cada vinte voltas, as chegadas são pontuadas no mesmo sistema da prova por pontos.

E então, curtiram? O ciclismo além de ser um esporte muito recomendado também traz muitos benefícios à nossa saúde: auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal. Vocês já viram alguma competição dessas? Comentem!

fontes: wallbike/travinha

Beijos.

Equipe LightLifestyle

Deixe uma resposta