Oi pessoal, tudo bem?
Que tal começarmos 2016 aprendendo um esporte novo? Seja homem ou mulher, criança ou adolescente, adulto ou idoso, atleta ou não, qualquer pessoa pode praticar o SUP – Stand Up Paddle.

SUP é um esporte em que se treina equilíbrio e força física. Crédito da foto – Blog Surfing Sports [link aqui].
A Origem do Stand Up Paddle
Originário das Ilhas Havaianas entre as décadas de 20 e 50, o SUP é um esporte aquático que consiste em remar em pé em cima de uma prancha e, por isso, é considerado uma modalidade esportiva de propulsão humana (transporte de uma pessoa e/ou bens utilizando a força humana).
O Stand Up Paddle surgiu quando dois instrutores de surf (Duke e Leroy), conhecidos como Beach Boys tiveram a ideia de ficar em pé em cima de pranchas de surf para fotografar os turistas que estavam aprendendo a surfar.
O que começou como uma brincadeira aos turistas, em meados dos anos 90 se tornou um esporte e lazer para muitos. Laird Hamilton, Dave Kealana e os watermen (todas àquelas pessoas que possuem todos os equipamentos e habilidades para entrar na água) foram os responsáveis por popularizar o SUP após aparecerem remando em pé em cima de pranchas modernas e acessórios sofisticados.
O Stand Up Paddle chegou no Brasil por volta de 1939 – há muitos que acreditam que o SUP foi introduzido pelos surfistas Osmar Gonçalves e Juá Hafers, antes mesmo dos Beach Boys no Havaí, mas há controvérsias.
O Stand Up Paddle e suas modalidades
Hoje o SUP é considerado um esporte e, portanto, já possui várias modalidades: Wave, Race, Freestyle e Rafting. Vamos conferir cada uma delas?
Wave – é a modalidade do SUP em que a pessoa surfa (nas ondas mesmo) utilizando um remo.
![SUP - modalidade Wave. Crédito da foto - Map of sports [link aqui].](http://lightlifestyle.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Wave.jpg)
SUP – modalidade Wave. Crédito da foto – Map of sports [link aqui].
Race – nesta modalidade os participantes têm que percorrer um percurso já pré-estabelecido no menor tempo possível, utilizando a prancha de SUP e o remo.
![SUP - modalidade Race. Crédito da foto - Esporte na Rede [link aqui].](http://lightlifestyle.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Race.jpg)
SUP – modalidade Race. Crédito da foto – Esporte na Rede [link aqui].
Freestyle – tem como objetivo avaliar nos competidores a diversidade de manobras realizadas sobre uma prancha Stand Up Paddle com remo.
![SUP - modalidade Freestyle. Crédito da foto - Jornal Press [link aqui].](http://lightlifestyle.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Freestyle.jpg)
SUP – modalidade Freestyle. Crédito da foto – Jornal Press [link aqui].
Rafting – nesta modalidade os competidores têm que descer corredeiras utilizando as pranchas do SUP e o auxílio do remo.
![SUP - modalidade Rafting. Crédito da foto - Click Foz do Iguaçu [link aqui].](http://lightlifestyle.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Rafting.jpg)
SUP – modalidade Rafting. Crédito da foto – Click Foz do Iguaçu [link aqui].
Para aqueles que não se interessaram por nenhuma dessas modalidades acima há ainda outras variações do SUP, um tanto que interessantes, confiram:
SUP yoga – os movimentos de yoga são realizados em cima de uma prancha.
![SUP yoga. Crédito da foto - Pinterest [link aqui].](http://lightlifestyle.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Yoga.jpg)
SUP yoga. Crédito da foto – Pinterest [link aqui].
SUP pesca – nesse o indivíduo ao invés de sair para pescar de barco, ele sai através de uma prancha de SUP.
![SUP pesca. Crédito da foto - Jornal Press [link aqui].](http://lightlifestyle.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Sup-Pesca.jpg)
SUP pesca. Crédito da foto – Jornal Press [link aqui].
SUP Surf [link aqui]
Mundo SUP [link aqui]
Travinha [link aqui]
E aí gostaram? Curtam, comentem!
Beijos!
One Comment