Como escolher o melhor tipo de pão?! #DicaDaNutri

Com a grande maioria de pães encontrados no mercado, fica sempre a dúvida de qual o pão mais indicado para uma alimentação saudável, não é mesmo?! Muita gente se pergunta “qual o melhor pão para a dieta?”. “Qual o melhor pão integral?”. Nesse sentido, vamos tentar abranger suas mais diferentes formas e contextos nutricionais.

Pão

Pão Francês – O mais presente na mesa dos brasileiros, também é o que apresenta maior quantidade de calorias e sódio por porção. Por isso, não é considerado uma boa opção e deve ser consumido com moderação.

Pão integral industrializado – O pão integral em geral é melhor que o pão branco pela quantidade de fibras, que proporciona um menor índice glicêmico e aumenta a sensação de saciedade para o indivíduo. Ainda assim, devemos ter cautela na hora de optar por esse tipo de pão, pois, na maior parte dos casos, o pão industrializado chamado de integral não é tão integral assim. Isso se dá porque a indústria, em geral, não usa somente a farinha de trigo integral em sua preparação, mas sim a farinha branca. Isso acontece porque o preço dessa farinha é inferior quando comparado com o da farinha integral. É aconselhado sempre olhar os ingredientes da embalagem do produto, lembrando que o primeiro ingrediente da lista deve, necessariamente, ser a farinha integral, caso contrário não pode ser considerado um alimento integral.
Pão integral caseiro – O pão integral caseiro, difere do industrializado em sua composição. Com alguns poucos passos e adicionando apenas farinha integral  no preparo em casa, você garante todas as propriedades nutricionais que esse tipo de pão deveria ter , principalmente em questão de fibras. As fibras são compostos encontrados nos alimentos considerados integrais que ajudam na melhora da digestão e do funcionamento do intestino.

Pão integral caseiro com cereais – Os cereais adicionados ao pão integral – linhaça, chia, aveia entre outros – aumentam a quantidade de fibras por porção, assim como sua propriedade funcional, trazendo ainda maiores benefícios para o sistema digestório.

Pão caseiro de beterraba – O diferencial desse tipo de pão é a implementação da beterraba. Com a beterraba, é adicionada uma boa quantidade de ferro, um mineral importantíssimo  para a produção das células vermelhas do sangue, responsável pelo transporte do oxigênio no nosso corpo. A deficiência desse mineral pode levar a quadros de anêmias.

Pão caseiro de cenoura – O pão de cenoura também tem um diferencial nutricional. Nele podemos encontrar um composto chamado betacaroteno, que é percursor da vitamina A. Essa vitamina é essencial para a manutenção da pele, cabelos e unhas saudáveis, além de contribuir positivamente para nossa visão. Quando em falta, pode levar a quadros de cegueira noturna, queda de cabelos, unhas quebradiças e pele seca.

Pão sem glúten – Esse tipo de pão é indicado principalmente para pessoas que possuem algum nível de reação a glúten, uma proteína presente no trigo, que leva a quadros fortes de constipação, diarréias crônicas e fadiga extrema. Para pessoas com esse tipo de reação, chamada de doença celíaca, essa é uma boa opção.

Agora que você é capaz de fazer escolhas conscientes, que tal experimentar algumas das opções listadas acima? Lembre-se de que, ainda que seja integral, o pão deve ser consumido com moderação pelo seu grande aporte energético.
Créditos:

Nutricionista [ Cristina Trovó ]

Beijos.

 

Arine Pellegrini

Deixe uma resposta